O microempreendedor individual (MEI) formalizado até 31 de dezembro de 2016 deve ficar atento para entregar sua Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) até 31 de maio de 2017.

Também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

A declaração é gratuita, e realizada exclusivamente pela internet, no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Para que não haja dúvida na hora de realizar a declaração, a dica é informar o seu faturamento bruto anualmente, neste caso, devem ser considerados a receita bruta total, com os valores em dinheiro, nota fiscal, cartão de débito e crédito.

Além disso, caso tenha havido contratação de funcionário no período é necessário informar. O faturamento bruto representa o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviço sem deduzir nenhuma despesa.

Para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional o microempreendedor individual poderá contar com os seguintes canais:

-  SEBRAE - Através do atendimento no balcão, com apoio de um analista, sem necessidade de agendamento para atendimento;

-  0800-570-0800 - Através do call center, com apoio de um atendente ele receberá  um tutorial com orientações para o processamento;

-  Site SEBRAE - www.es.sebrae.com.br, clicando no Banner Declaração Anual do Simples Nacional, ele preencherá um formulário de identificação e receberá o tutorial por e-mail;

-  Direto no Portal do Empreendedor, através do endereço: www.portaldoempreendedor.com.br;

-  Com auxílio de um Contador.

Segundo o diretor do Sebrae ES, Ruy Dias, o atendimento na instituição é totalmente gratuito. “O MEI que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Sebrae. Nossa equipe está preparada e à disposição para orientar a todos na entrega da Declaração”, afirmou.

Fonte: Paula Varejão / Agência Sebrae de Notícias (ASN)

Recomende este artigo
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário