Modelo de negócio é uma forma de descrever a empresa, com toda sua estrutura e funções. Essa descrição pode ser feita com textos e números ou de forma visual, com desenhos ou gráficos.

A ferramenta “Quadro de Modelo de Negócios” (Business ModelCanvas) é um esquema visual que serve para planejar as principais funções de um negócio e suas relações. Graças à sua simplicidade, essa metodologia – também chamada de Canvas – é a mais utilizada atualmente no planejamento empresarial.

O quadro deve ser trabalhado antes da elaboração de um plano de negócio. Com essa análise e reflexão, o empreendedor pode perceber se sua ideia original terá validade e se todas as partes se encaixam, formando um sistema. O modelo descreve a lógica de criação do negócio, mostrando o raciocínio e se a interconexão das partes faz sentido. Já o plano de negócio descreve como o negócio será construído, com etapas, prazos, planilhas de custos, receitas, etc.

Ao fornecer uma visão ampla do modelo de negócios, o Canvas permite que os empreendedores aprimorem seu processo de criação, diferenciação e inovação, conquistando mais clientes e lucro. Quatro etapas básicas compõem o quadro: o que, quem, como e quanto. Elas são divididas entre nove blocos (ou funções): segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estruturas de custos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG) oferece o curso Modelo de Negócios, que ensina empresários e empreendedores a usarem o modelo Canvas para planejar novos produtos, serviços e estratégias.

Fonte: Sebrae

Recomende este artigo
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário