Nesta terça-feira, 2 de julho, foi laçado na Secretaria da Educação o Plano Estadual de Educação Empreendedora, criado pela Lei 15.693/2015, de autoria do deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

O Plano foi construído com o trabalho de uma Comissão Técnica constituída e coordenada pela Secretaria da Educação, com a participação da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Essa comissão elaborou as diretrizes, definições, conceitos, objetivos, metas e habilidades que devem ser desenvolvidas com os alunos, nas salas de aula e contou com a colaboração de vários parceiros que já desenvolvem programas de empreendedorismo, como as universidades USP, Mackenzie, e Federal do ABC; organizações sociais como Aliança Empreendedora, Instituto Fazendo Acontecer, Manacá Educação, DSOP – Educação Financeira; Centro Paula Souza, SEBARE, SESCON, SENAC, SENAIS, SESI, entre outros.

“Conforme previsto na nossa Lei, e em sintonia Decreto Federal da reforma do ensino médio, o plano tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, despertar e fortalecer o espírito empreendedor, e assim contribuir para uma nova consciência de trabalho, participação e inovação na rede estadual de ensino. Disciplinas, conteúdos pedagógicos, atividades, jogos e feiras estão sendo especialmente pensados para desenvolver novas habilidades, atitudes e comportamentos na comunidade escolar”, afirmou o deputado Itamar Borges.

Segundo o parlamentar, o plano prevê atividades como Feira do Jovem Empreendedor e Centro de Educação Empreendedora, como mecanismos estimuladores de ideias e conceitos, além de permitir o intercâmbio com outras escolas e universidades, realização de feiras, palestras, exposições e capacitação de professores.

“É importante considerar que a inserção do empreendedorismo na educação não deve se dar apenas com uma ação isolada de inclusão de uma disciplina na grade curricular. O desafio da educação empreendedora é contribuir para a formação global do ser humano” complementou o deputado.

Fonte e foto: Assessoria do deputado Itamar Borges

Recomende este artigo
VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Seja o primeiro a comentar

Resposta enviada. Aguardando aprovação.

500

Enviar comentário